top of page

Convidados

I Escola de Fonética e Fonologia

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Pós Doutorado em Speech Language Pathology na University of Toronto (2015) e Livre-Docência em Fonologia e Clínica Fonoaudiológica (2019). Atualmente é professora assistente doutora vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia da Unesp - Campus de Marília, docente do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia UNESP - Marília (Conceito CAPES 3), docente do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos UNESP - SJRP (Conceito 6). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Lingugem - GPEL e do Grupo de Pesquisa Dinâmica Fônica - DINAFON. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Lingüística, atuando principalmente nas seguintes áreas: aquisição da linguagem oral, fonética e fonologia, análise acústica e análise ultrassonográfica. Bolsista PQ-2 (2016).

Larissa Cristina Berti

Foto Larissa.jpg

Leo Wetzels possui Mestrado em Língua e Literatura Francesa (1975), Mestrado em Lingüística (1975) e Doutorado em Letras/Linguística (1981) da Radboud University Nijmegen, Holanda. Atuou como pesquisador visitante na Harvard University, Cambridge EU durante o ano acadêmico 1981 - 1982 e no primeiro semestre de 1984. Ensinou linguistica francesa na Radboud University ate 1990, quando começou a trabalhar na Universidade Livre de Amsterdam, ocupando a cátedra de Línguas Românicas (redefinida em 2002 como Línguas Românicas e Amazônicas). Seus trabalhos abordam especialmente a fonologia e a morfologia dessas línguas, com ênfase para os trabalhos sobre português brasileiro.Leo Wetzels tem orientado teses de doutorado sobre muitas línguas indígenas sul-americanas, sobretudo as faladas no Brasil. Ele já atuou como professor visitante no Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas, entre outras instituições brasileiras. Atuou também como diretor de pesquisa do Laboratoire de Phonétique et Phonologie CNRS/Sorbonne Nouvelle (Paris). Ele é o fundador e o editor chefe da Revista Probus, International Journal of Romance Linguistics (Mouton de Gruyter, Berlim) e editor assistente do International Journal of American Linguistics (IJAL, Un. of Chicago Press).Em 2014, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Desde janeiro 2018, ele atua como professor em linguistica portuguesa na Universidade Federal de Ceará, Fortaleza, Brasil. Ele atua como pesquisador convidado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris entre 01/01/2019 e 31/12/2022.

Leo Wetzels

Foto Leo.JPG

Wander Lowie holds a PhD in Applied Linguistics from the University of Groningen and is chair of Applied Linguistics at this university. He is a research associate of the University of the Free State in South Africa and is associate editor of The Modern Language Journal. His main research interest lies in the application of Dynamic Systems Theory to second language development (learning and teaching). He has published more than 50 articles and book chapters and (co-)authored five books in field of Applied Linguistics. 

Wander Lowie

Foto Wander.JPG

IV Encontro Intermediário do GT de Fonética e Fonologia

Luiz Carlos Schwindt é Professor Titular do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua, desde 2002, como docente e pesquisador na graduação e na pós-graduação. É pesquisador do CNPq desde 2007. Sua produção concentra-se, sobretudo, nos estudos de Fonologia e Morfologia, especialmente no que tange à relação entre esses módulos, além de aspectos relativos à variação linguística e à aprendizagem da escrita. Graduou-se em Letras pela Universidade La Salle; cursou especialização em Língua Portuguesa nas Faculdades Porto-Alegrenses de Educação, Ciências e Letras; cursou mestrado e doutorado, sob a orientação de Leda Bisol, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; realizou estágio de pós-doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona, sob a supervisão de Joan Mascaró, e na New York University, sob a supervisão de Gregory Guy. Iniciou sua atuação como professor em 1989, na Educação Básica, e em 1991 tornou-se professor da Educação Superior. Atuou por 10 anos na Universidade La Salle (Canoas/RS) como professor de Linguística e Língua Portuguesa na graduação e em diversos cursos de especialização; lá também exerceu funções administrativas, como as de Coordenador do Curso de Letras e de Coordenador da Comissão Permanente do Vestibular. Na UFRGS, além da pesquisa e da docência, também exerceu diferentes funções administrativas, entre elas as de Chefe do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária e de Diretor do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Instituto de Letras, além de representações em diferentes comissões. É coordenador principal, desde 2004, do Grupo de Pesquisa Círculo Linguístico: Fonologia e Morfologia, que integra docentes e estudantes, da graduação ao doutorado, de diferentes instituições. 

Luiz Carlos Schwindt

Foto Schwindt.jpg

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre (1994) e Doutora em Linguística (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem Pós-Doutorado pela Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (Paris-França), realizado no Laboratoire de Phonétique et Phonologie (2012). Atua na Graduação em Letras - Português e no Programa de Pós Graduação em Linguística na área: Teoria e Análise Linguística (Linha de Pesquisa: Fonética e Fonologia das Línguas Naturais), no qual orienta trabalhos em nível de mestrado, doutorado e iniciação científica. Coordenou o GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (2012-2014). Supervisora do Laboratório de Fonética Aplicada (FONAPLI) do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC (2006-2018). Participa de dois projetos internacionais: Atlas Multimídia Prosódico do Espaço Românico-Língua Portuguesa (AMPER-POR), desde 2008, e do Projeto Interphonologie du Français Contemporain (IPFC), desde 2012. Além desses projetos, desenvolve os projetos: A variedade dialetal florianopolitana: análises segmentais e suprassegmentais e Análise acústica, aerodinâmica e articulatória da fala. Temas de pesquisa: entoação - prosódia e suas interfaces, detalhamento acústico-aerodinâmico-articulatório de segmentos de fala, síntese e reconhecimento de fala e interfonologia francês/português brasileiro, línguas indígenas.

Izabel Christine Seara

Foto Izabel.JPG
bottom of page